
Periodontia
Cuidados com a Gengiva
A Periodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais, que se dividem em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite.
A periodontite e a gengivite, são doenças que afetam o conjunto de tecidos que dão suporte aos dentes, incluindo a gengiva, o osso e o ligamento periodontal, responsáveis por manter a firmeza dos dentes nos maxilares. Essas doenças são o resultado do acúmulo de alimentos e bactérias nos tecidos da cavidade oral.
O depósito de placa bacteriana e tártaro, no sulco existente entre a gengiva e os dentes, provoca uma inflamação crônica que além de provocar inchaço e sangramento gengival, destrói todos os tecidos que suportam os dentes.
Apesar de qualquer pessoa com uma higiene oral deficiente poder desenvolver uma inflamação nas gengivas (apresentando inchaço, sangramento, secreções e dor), alguns fatores como gravidez, diabetes, tabagismo, alcoolismo, dentes mal posicionados e uso de próteses difíceis de higienizar, potenciam o aparecimento desta patologia.
Não sendo diagnosticada e tratada a tempo, essa inflamação das gengivas evolui e acaba por se tornar um problema mais grave e complexo: a periodontite (doença periodontal). A perda do osso e estruturas de suporte torna-se irreversível, os dentes começam a ter mobilidade e evoluem para a perda dentária, caso a doença não seja tratada. O stress, tabagismo, alcoolismo, fatores hereditários e doenças como a diabetes são fatores de risco no aparecimento da periodontite.
A periodontite afeta grande parte da população e é a maior responsável pela perda de dentes em pacientes adultos.
Diagnósticos e Tratamento de doenças Periodontais
Embora este problema dentário seja muito sério, existe tratamento e quanto mais rápida for a procura por um Periodontista, melhor.
No casos de Gengivite (inflamação das gengivas), o tratamento passa pela remoção de toda a placa bacteriana e tártaro acumulado, bem como orientações de escovação e remoção da placa bacteriana interproximal, através do uso de fio dental. É fundamental que o paciente aprenda a fazer uma correta higiene oral e que a mantenha como hábito regular.
Em relação à Periodontite, não é possível repor o osso já perdido. Evitar a progressão da doença, eliminando a infeção e propocionando uma correta anatomia dos tecidos é o objetivo do tratamento periodontal e o seu sucesso depende diretamente da manutenção de bons hábitos de higiene oral pelo paciente.
Concluído o tratamento, cabe ao paciente cumprir o programa de manutenção, onde se incluem medidas específicas de higiene e visitas regulares aos nossos especialistas de Higiene Oral na clínica Zânia Gonçalves Odontologia.