
Estética
Aperfeiçoamento Estético do Sorriso
As técnicas para corrigir o sorriso estão cada vez mais avançadas. Além do aparelho ortodôntico tradicional, especialistas desenvolveram novas técnicas para os tratamentos estéticos, as chamadas lentes de contato dentais. Hoje, podemos afirmar que as lentes de contato dentais são o que há de mais sofisticado na área de estética dental. Facilmente encontradas nos sorrisos perfeitos das capas de revistas e artistas de TV, as lentes de contato são uma excelente alternativa para quem quer conquistar um sorriso bonito, com resultados rápidos e extremamente satisfatórios.
As lentes de contato dentais são lâminas finas de porcelana que são coladas no esmalte do dente, sendo indicadas para corrigir pequenas manchas, imperfeições, lascas e até fraturas. As lentes pode durar até dez anos, se as indicações do especialista e os cuidados no pós tratamento forem seguidos.
A instalação ocorre após o dentista indicar a lente de contato ideal para o paciente e traçar um planejamento para a execução do tratamento estético. Para aplica-las, é necessário desgastar um pouco do esmalte do dente que receberá a lente e a cada troca, mais estrutura dentária será desgastada.
Após a instalação são recomendados alguns cuidados. É importante evitar a ingestão de alimentos duros, que podem danificar a porcelana e evitar também alimentos que podem manchar as porcelanas, como café, vinho tinto, sucos e os diversos alimentos que apresentam uma grande quantidade de corante.
As lentes de contato dentais não são indicadas para crianças, adolescentes e pacientes que já possuem próteses de porcelana nos dentes.
Existem também as opções de tratamentos estéticos com facetas de resinas, porcelanas ou laminados cerâmicos. Para a aplicação dessas facetas, sejam elas de resina ou porcelana, é necessário fazer um pequeno desgaste da parte da frente do dente, sem que estas fiquem em evidência. Já as lentes de contato dentárias exigem um desgaste ainda menor do que as facetas, por serem consideravelmente mais finas.