
Odontopediatria
Sobre a Odontopediatria
A Odontopediatria é uma especialidade da Odontologia direcionada exclusivamente para o tratamento de crianças, adolescentes e pacientes especiais (portadores de deficiência). Tem como objetivo preservar a dentição decídua (dentes de leite), que é importante para o desenvolvimento da dentição permanente e da face da criança. A conservação dos dentes decíduos também é importante para o desenvolvimento da fala e da mastigação nos primeiros anos de vida. A primeira consulta deve ser realizada quando os primeiros dentes “de leite” nascem, ou no máximo quando a criança complete o primeiro ano de vida. A criança deve visitar o dentista de 6 em 6 meses, no entanto se existir um risco de cárie elevado esta periodicidade pode ser reduzida.
O odontopediatra tem uma importância fundamental no atendimento da criança, pois esta necessita de uma atenção especial e cuidada, para que a visita ao dentista não se torne uma tortura. É fundamental que o odontopediatra tenha a capacidade de controlar a ansiedade e o medo da criança, proporcionando um ambiente agradável e familiar e é assim que procedemos na clínica Zânia Gonçalves Odontologia. Disponibilizamos do profissional odontopediatra em nossa clínica localizada no bairro Jardim America, em Belo Horizonte.
Saúde Oral na Grávida
Saúde Oral durante a gravidez
A grávida pode e deve realizar qualquer tratamento dentário, mesmo que necessite de anestesia, pois uma infecção oral é mais prejudicial para o bebê do que o tratamento dentário. Todo tratamento de saúde bucal deveria começar quando a criança ainda está na barriga da mãe. É muito importante o pré-natal odontológico, onde a gestante vai cuidar da sua saúde bucal, se informar sobre as mudanças que podem acontecer na sua boca durante a gravidez e aprender como cuidar da higiene bucal do seu bebê.
Quando não há esse acompanhamento, é importante que a primeira consulta aconteça antes dos seis meses de idade, para que a mãe possa receber toda orientação a tempo de colocá-la em prática. Como a criança está em constante desenvolvimento, é sugerido uma revisão a cada 6 meses, ou no máximo 1 ano, para avaliar de perto os problemas pertinentes de cada momento e intervir na hora certa.