
Implantodontia e Reabilitação Oral
Implantes e a Reabilitação Oral
A perda de um dente é algo extremamente desagradável e também constrangedor, atrapalhando a vida social e profissional. Além da estética, outro fator importante é a mastigação e os aspectos funcionais que são prejudicados pela ausência do dente.
Produzidos em titânio, um metal biocompatível com os tecidos humanos, os Implantes dentários funcionam como raízes artificiais utilizados para substituir os dentes ausentes ou perdidos, com o objetivos de suportar uma coroa, uma ponte ou uma prótese. Existem várias técnicas e formas de reabilitação com implantes. Pode ser substituído apenas um dente, múltiplos dentes ou mesmo reabilitar uma arcada completa. A taxa de sucesso dos implantes varia de 90% a 98%, e nos casos de perda do implante, podemos repetir o procedimento sem que isso implique riscos acrescidos. Paciente fumantes podem ser reabilitados com implantes, no entanto o tabaco é um fator de risco, visto que diminui a vascularização do osso e da gengiva, atrasando a cicatrização e aumentando o risco de infecções. Os implantes podem ser colocados em pacientes diabéticos, desde que controlados do ponto de vista metabólico. Em mulheres com osteoporose o tratamento também pode ser realizado, desde que acompanhadas por um médico.
Ao contrário das próteses removíveis que geram algum desconforto e falta de confiança, sobretudo a nível social, os implantes dentários apresentam inúmeras vantagens não só do ponto de vista funcional e estético, mas também ao nível da autoconfiança do paciente.
Indicações
São indicados para a maioria dos casos de ausência ou perda de dentes, parcial ou total e também nos casos de comprometimento severo da estrutura dental. É importante ressaltar que é necessário fazer uma avaliação criteriosa com o especialista, além de exame radiográfico e tomográfico, para saber se a estrutura óssea, gengival e outros aspectos dão suporte aos implantes que serão instalados.
Vantagens
– Maior suporte às próteses fixas totais e parciais e às coroas de porcelana
– Fixação firme e duradoura,trazendo maior conforto e segurança ao paciente
– Não compromete os dentes naturais e vizinhos ao implante
– Aparência natural e discreta
– O implante interrompe o processo de atrofia do osso após a perda de um ou vários dentes.